quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ideias força - agricultura e floresta

A paisagem de Viana do Castelo, e do Alto-Minho em geral, é fortemente marcada pela estrutura do seu território e esta pela presença quase constante da sua floresta e pela relação estreita que se desenvolve entre a habitação e a pequena agricultura. Esta razão, só por si, já bastaria para que estes sectores merecessem o nosso maior cuidado. Contudo estes sectores poderão, hoje e no futuro próximo, vir a representar uma vantagem sócio-económica muito importante quer pela fixação das populações quer no combate à excessiva dependência de externa e longínqua de bens de primeira necessidade.

Com o protocolo de Kioto, acrescentou-se uma mais-valia muito importante à floresta pelo que esta representa no processo de sequestro de carbono e pela crescente responsabilidade ambiental generalizada por parte da opinião pública.

A agricultura e pecuária em regime de pequenas e médias explorações, ou mesmo em regime complementar ou de subsistência, é hoje responsável quer por muitos dos produtos de contribuem para a riqueza da nossa gastronomia, quer pela quase inexistência de focos de pobreza extrema na região. Hoje a crescente procura de produtos de origem biológica ou controlada permite a criação de uma dinâmica menos concorrencial destes sectores e naturalmente a possibilidade de uma nova rentabilidade desta actividade. O alto-Minho possui hoje condições excepcionais para a produção de produtos de origem biológica já que décadas de abandono dos seus campos permitiram que estes chegassem até nós razoavelmente descontaminados, ao mesmo tempo que a pequena dimensão das parcelas permite uma exploração mais consentânea com esta “nova” actividade.

Propostas:

Elaboração e implementação de um Plano de reflorestação para a mata municipal. Implementação de um plano de reflorestação para os produtores florestais com recurso a florestas do tipo “Carbono Zero” ou outras que permitam a sustentabilidade ambiental e económica do sector.

Incremento na produção agrícola (hortícolas e frutas) e pecuária de origem biológica criando, para isso, um dia de mercado específico para produtos biológicos. Enriquecer as dietas das cantinas das escolas do ensino básico com produtos biológicos de produção local.

Deixe o seu comentário

Enviar um comentário

Os comentários são livres e entram automaticamente, sem moderação e sem censura. Serão obviamente excluídos os que façam a apologia do fascismo, racismo, xenofobia ou homofobia ou atentam contra a dignidade e o respeito pela pessoa humana.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO